June 19, 2024

Tecnologias que facilitam a vida dos vendedores

A tecnologia é uma grande facilitadora para quem atua no setor comercial, ela pode contribuir em diversos aspectos estratégicos como: entender melhor o perfil do cliente, estratégias para ampliação da carteira e otimizar os resultados de vendas.
Tecnologias que facilitam a vida dos vendedores

O setor comercial é o coração da empresa, quanto mais vendas acontecendo, mais dinheiro entrando no caixa e, consequentemente, mais recursos para todos os setores. Com o passar dos anos, tivemos o surgimento de soluções corporativas cada vez mais especializadas, trazendo também a evolução de vários processos que antes eram feitos manualmente e, hoje podem ser automatizados e otimizados.

Neste artigo, vamos explorar várias dessas ferramentas e algumas estratégias que o seu time comercial pode aderir para alcançar a performance máxima, melhorando também a satisfação dos seus clientes.

Organização do time comercial

O primeiro passo para otimizar o seu time comercial é entender se ele está otimizado da maneira correta. Sua empresa possui um time de vendas interno e um externo? O nome disso no mercado é Inside sales e Field sales. É comum empresas terem os 2 modelos rodando simultaneamente ou apenas 1 deles implantado.

Algumas empresas costumam usar o time de inside sales mais para prospectar novos clientes e o time de field sales para atendimentos consultivos e vendas recorrentes. Mas isso não é uma regra..

Dentro do time de field sales ainda pode existir mais uma separação, vendedores e RCA's (Representantes comerciais autônomos). A diferença entre eles normalmente é o regime trabalhista (CLT ou PJ) e a exclusividade na comercialização de produtos.

Uma vez que estes 2 canais de vendas estejam operando na sua empresa, eles devem ter estratégias, metas e responsáveis distintos. Afinal, as ações que cada time tomará para alcançar o sucesso, são diferentes. Mas, o ideal é que tenha 1 diretor comercial que consiga acompanhar os indicadores e responsáveis pelos 2 canais.

Ferramentas essenciais

CRM (Customer Relationship Management)

CRM é o nome que se dá ao sistema de gerenciamento de relacionamento com os clientes, é uma ferramenta mais voltada para a primeira etapa do processo comercial, a prospecção. É aqui que o time de vendas cadastra os prospects do funil de vendas. No CRM os vendedores também devem registrar as atividades, como ligações, mensagens, envios de conteúdos e follow ups que realizaram com cada lead. Fica muito mais fácil de enxergar como está o processo de conquista de novos clientes.

Automação de Força de Vendas (AFV)

As famosas ferramentas de força de vendas são cruciais para equipes de field sales, permitindo que os vendedores externos tenham acesso a informações atualizadas e possam realizar pedidos em tempo real. Esses aplicativos permitem que os vendedores tenham a rota de visitas aos clientes mais eficiente, consultem catálogos online, verifiquem estoques, criem pedidos, e acompanhem o status das vendas, tudo de forma integrada com o ERP da empresa. Além disso, essas ferramentas ajudam a otimizar rotas e a gerenciar o relacionamento com os clientes de forma mais eficaz.

Ecommerce B2B

O ecommerce B2B está se tornando cada vez mais vital para empresas que vendem para outras empresas. Diferente do Ecommerce B2C, o B2B foca em compras recorrentes e em grandes volumes, com negociações complexas que envolvem diferentes tabelas de preços, prazos de pagamento e condições de entrega.

Plataformas como a Zydon permitem que os clientes empresariais façam pedidos self-service, acessem históricos de pedidos, e visualizem informações detalhadas dos produtos. Isso não só melhora a experiência do cliente, mas também libera o time de vendas para focar em atividades mais estratégicas. Tudo isso também integrado ao ERP e demais sistemas deste artigo.

Além disso, o time de inside sales e de field sales também podem ter seus acessos dentro do ecommerce b2b, isso é uma boa ideia, pois, passa a não ser tão necessário sua empresa adquirir tanto um AFV, quanto uma solução de comércio digital B2B.

Gestão de Despesas e Cartão Corporativo

Para uma gestão eficiente das despesas, é essencial contar com ferramentas que facilitem o controle e a análise dos gastos corporativos. Soluções como a Espresso ajudam a simplificar a gestão de despesas de viagens e outras despesas corporativas, permitindo que os vendedores e outros funcionários registrem e gerenciem suas despesas de maneira rápida e eficiente.

Com o uso de um cartão corporativo, as empresas podem monitorar os gastos em tempo real, estabelecendo limites e políticas de uso que ajudam a evitar desperdícios e fraudes. Isso garante que os recursos financeiros sejam utilizados de forma otimizada, beneficiando todos os setores da empresa.

Business Intelligence (BI)

Ferramentas de Business Intelligence são essenciais para transformar dados brutos em informações valiosas, ajudando a tomar decisões estratégicas baseadas em dados. Com essas soluções sua empresa pode criar dashboards personalizados que fornecem uma visão clara de todos os aspectos do desempenho de vendas.

Essas ferramentas permitem que os gestores comerciais acompanhem indicadores chave de performance (KPIs), analisem tendências de vendas, e identifiquem oportunidades de melhoria. A integração de BI com outras ferramentas comerciais, facilita a criação de relatórios abrangentes que ajudam a entender o comportamento dos clientes e a eficiência do time de vendas.

Automação de Marketing

Ferramentas de automação de marketing, como HubSpot, Mailchimp e ActiveCampaing, são vitais para alinhar as estratégias de marketing e vendas. Elas permitem que as equipes automatizem campanhas de e-mail, nutram leads ao longo do funil de vendas e acompanhem o engajamento dos leads com o conteúdo da empresa.

A automação de marketing ajuda a garantir que os leads recebam informações relevantes no momento certo, aumentando a probabilidade de conversão. É essencial que a sua ferramenta de automação de marketing tenha uma integração com seu CRM.

Análise de Concorrência

Ferramentas de análise de mercado / concorrência, como SEMrush, Ahrefs e SimilarWeb, fornecem insights valiosos sobre as estratégias de marketing e vendas dos concorrentes. Elas permitem que sua empresa monitore os acessos aos sites dos seus concorrentes, identifique oportunidades de mercado e ajuste suas próprias estratégias para se manter competitiva. Essas ferramentas ajudam a entender onde os concorrentes estão investindo, quais os públicos alvos e como estão se posicionando no mercado.

Gestão de Redes Sociais

As redes sociais são uma parte fundamental da estratégia de vendas e marketing. Ferramentas de gestão de redes sociais, como Hootsuite, Buffer e Sprout Social, facilitam com que as empresas planejem, programem e monitorem suas atividades nas redes sociais. Elas ajudam a manter uma presença ativa e consistente nas plataformas sociais, engajar com o público e analisar o desempenho das campanhas sociais.

Seja criterioso

Desde CRMs e plataformas de força de vendas, até soluções de ecommerce B2B e gestão de despesas, cada ferramenta desempenha um papel crucial na otimização dos processos de vendas. Implementar essas soluções e estratégias pode transformar a maneira como sua equipe trabalha, trazendo resultados positivos para toda a empresa.

Entretanto, como você viu ao longo deste artigo, existem diversas ferramentas e, provavelmente, sua empresa não precisa de todas elas. Portanto, sempre analise se as soluções que você está avaliando contratar possuem integrações com os demais sistemas da sua empresa, verifique se são personalizáveis, dê preferência para empresas especialistas no mercado B2B e que entendem das suas regras de negócio. Invista nessas tecnologias e veja seu time comercial alcançar novos patamares de eficiência e sucesso.

Inscreva-se em
nossa newsletter

Receba em primeira mão a melhor curadoria de conteúdo para o financeiro.

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.
Oops! Alguma coisa não funcionou como o esperado.